domingo, 22 de agosto de 2010

As incríveis revelações do olhar animal!

Dizem que os olhos são as janelas da alma, certamente isso se aplica aos animais. Ao observar os olhos suaves de uma girafa ou os minúsculos olhos de um elefante o pensativo olhar de uma coruja, é uma rara oportunidade de penetrarmos na alma destes magníficos animais.
Sapo Verde
Esta foto, foi tirada por Mateus Reinbold, do olho de seu sapo de estimação, isso mostra que imagens impressionantes como esta, podem estar ao nosso lado, mais perto do que pensamos.

Camaleão

Conhecidos por sua habilidade em mudar de cor, que vai do marrom ao verde brilhante quando ameaçado ou irritado, e amarelo quando esta com frio ou com fome – mas eles têm outra característica incomum. Cada um dos seus grandes olhos redondos podem ser movidos de forma independente, isto lhes permite olhar em duas direções ao mesmo tempo, com 360 graus de visão – embora no momento da caça, seus olhos se fixem em direção a presa. Os olhos do camaleão são protegidos por uma tampão em forma de cone que expõe apenas uma pequena porção de seus olhos.

Red Lord (Peixe)

O colorido do peixe Red Lord, membro da família (sculpins) – faz a sua casa em rochosas áreas costeiras do Pacífico Norte, onde come caranguejos, peixes e algas. Ele pode mudar de cor para combinar com o ambiente, indo do vermelho ao branco em uma incrível variação de cores.

Coruja

No mundo das aves, as corujas tem a melhor visão estereoscópica (significando que eles vêem em três dimensões) Como aves noturnas possuem córneas grandes que permitem que mais luz penetre em sua íris, melhorando sua performance como caçadora noturna, mas as corujas têm um ponto fraco: podem ver mais claramente a longa distância, deixando escapar o que esta por perto.

Tigre

É temível caçador, possui um mecanismo de visão adaptado para a caça, durante o dia os tigres têm uma visão que é quase tão boa quanto a de um ser humano, embora sem tantos detalhes, no escuro porém possuem uma visão seis vezes mais apurada que a do ser humano. Eles podem calcular com precisão a distância, fundamental para decidir o momento exato de atacar. Mas os tigres selvagens estão em perigo: sua população diminuiu em mais de 96% nos últimos 20 anos.

Tucano

A característica mais marcante de um tucano é seu bico, longo e curvo, que pode crescer mais que o resto de seu corpo inteiro. Os cientistas acreditam que seu bico o ajuda a assustar predadores  e na competição por comida. Eles também vivem em pequenas áreas fechadas, no interior de troncos de árvores, enrolando-se feito uma bola escondendo, seu bico entre suas asas.

Elefante

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando até 12 toneladas, porém seus olhos em media medem apenas 1,5 centímetros de diâmetro. Mas, enquanto os elefantes não possuem uma visão muito boa, sua memória os ajuda a compensar esta deficiência, existem relatos de manadas inteiras lideradas por um membro cego.

Mutuca

Você provavelmente nunca vai querer chegar perto o suficiente de uma mutuca, com sua mordida extremamente dolorosa, ataca cavalos, vacas, porcos e seres humanos. Nesta imagem podemos observar seus olhos compostos, eles são surpreendente. Cada faceta individual possui seu próprio receptor. Os olhos são feitos para ver objetos em movimento, melhor do que os estáticos ( é chamado de efeito voador), como não possuem pálpebras, esfregam os olhos com os pés para manter sua visão clara.

Girafa

Podemos ver nesta imagem seu olhar meigo com cílios exuberante, esta é sua marca registrada. Uma vez que as girafas são tão altas, uma boa visão é fundamental. As girafa possuem uma visão geral, enxergando todo seu grupo, mas também seus predadores, como leões vindos de longe… as girafas geralmente os vê antes de serem vistas.
As girafas também têm os maiores olhos dentre todos os mamíferos terrestres.

Rinoceronte

Como os elefantes, o gigante rinoceronte também têm olhos pequenos em relação ao seu tamanho, estes são posicionados nos lados da cabeça, ao invés de na frente. Uma pessoa em pé a 100 metros de distância é invisível para um rinoceronte, mas seu aguçado olfato e audição compensam sua falta de visão. Mas mesmo com seus sentidos em alerta, os rinocerontes não têm sido capazes de evitar os predadores humanos, eles estão atualmente ameaçados de extinção no ambiente selvagem.

Cobra

Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, não impede a detecção de movimento. Para além dos olhos, algumas serpentes (crotalíneos e pítons), têm receptores infravermelhos sensíveis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem “ver” o calor emitido pelos corpos.

Lince

Os filhotes desse felídeo só abrem os olhos com 10 dias, mas quando crescem tem visão muito aguçada. Povos antigos acreditavam que ele podia enxergar através das paredes. “Ter olhos de lince” significa enxergar longe. O lince ibérico é o carnívoro mais ameaçado da Europa e o felídeo mais ameaçado do mundo, devido a caça e a destruição de seu habitat natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário